Linha de pesquisa: DMAS - Métodos para Tomada de Decisão em Sistemas Autônomos
Título: DMAS-D1 – Simulação de realidade virtual de sistema semi-autônomo com Digital Twin
Orientador: Carlos Henrique Quartucci Forster
Co-Orientador: a definir
Duração: 48 meses
Número de vagas: 1 vaga(s)
Data limite para inscrição: 03/05/2024
Formação esperada: Mestrado
Idiomas: Português e Inglês
Obrigatório processo de seleção / aprovação pelo ITA e inscrição no Programa de Pós-Graduação: Sim
Expectativa de início das atividades: 01/08/2024


Escopo

O candidato desenvolverá pesquisa em nível de Doutoramento, buscando produzir publicações e desenvolvendo prova de conceito de um ambiente experimental.

Observação: a bolsa terá o valor de referência FAPESP (https://fapesp.br/valores/bolsasnopais). Benefícios adicionais possíveis.


Objetivos

Entre outros objetivos, queremos entender se há possibilidade de emular drones em cenários de escala maior a partir dos pequenos drones indoors e criar situações de alta carga de trabalho para os pilotos. Alguns processos de automação da pilotagem também devem ser implementados.


Resultados Esperados

Espera-se criar demonstrações baseadas em simulações com espelhamento do hardware de um drone em mundo virtual.
A partir desse ambiente experimental, criar cenários com variadas dificuldades de operação e fidelidade de simulação para avaliar o desempenho e a carga de trabalho cognitiva de pilotos e operadores.


Informações adicionais

Os candidatos devem preferencialmente ter Mestrado em Ciência da Computação, Engenharias ou Matemática, as exigências específicas estão disponíveis em https://fapesp.br/bolsas/dr . Espera-se formação sólida em Programação, e Desenvolvimento de Algoritmos, demonstrada pelo histórico escolar, participação em projetos e publicações em conferências ou periódicos. É esperada a atuação em grupos de trabalho envolvendo outros membros do projeto, incluindo alunos de graduação e pós-graduação. Habilidades adequadas de comunicação oral e escrita em Português e Inglês serão consideradas no processo seletivo. Conhecimentos sobre programação para Realidade Virtual e design de Interação com o Usuário são importantes, mas não obrigatórios para se candidatar. A matrícula após aceitação, mediante processo seletivo, como aluno regular de pós-graduação no Programa de Engenharia Eletrônica e Computação do ITA, área Informática (PG/EEC-I), é condição imprescindível para a concessão da bolsa.


Para candidatar-se

Para candidatar-se, favor enviar CV, preferencialmente formato Lattes, carta de motivação e uma carta de recomendação
carlos.forster@gp.ita.br