Linha de pesquisa: DMAS - Métodos para Tomada de Decisão em Sistemas Autônomos
Título: DMAS-D2 – Planejamento de Trajetórias para Múltiplos UAVs usando Controle Preditivo Baseado em Modelo
Orientador: Marcos R. O. de Albuquerque Máximo
Duração: 48 meses
Número de vagas: 1 vaga(s)
Data limite para inscrição: 05/04/2024
Formação esperada: Engenharia Aeronáutica, Aeroespacial, Mecânica, Eletrônica, de Computação ou afins
Idiomas: Português ou Inglês
Obrigatório processo de seleção / aprovação pelo ITA e inscrição no Programa de Pós-Graduação: Sim
Expectativa de início das atividades: 01/03/2024
Escopo
Motivados pela revolução dos carros autônomos, espera-se que as aeronaves também se tornem mais autônomas. Nesse sentido, muitas empresas estão buscando veículos aéreos não tripulados (UAVs) para entrega de pequenos pacotes ou transporte humano. Nessas tarefas, vários UAVs normalmente precisam planejar trajetórias para cumprir suas missões. Nesse sentido, existem muitas restrições que precisam ser levadas em consideração, como saturação do atuador, evitar colisão com obstáculos e intercolisão entre os UAVs e manter os UAVs dentro das áreas permitidas. O controle preditivo de modelo é um ramo moderno do controle ótimo que resolve problemas de otimização limitados numericamente online. Devido à capacidade intrínseca do MPC em lidar com restrições, esta técnica tem sido muito utilizada para planejar trajetórias para agentes autônomos. Além disso, o MPC é capaz de raciocinar sobre vários UAVs simultaneamente, resultando em melhores trajetórias do que se fosse usada uma técnica que raciocina sobre cada UAV individualmente. Neste trabalho, pretendemos usar o MPC para planejar trajetórias para múltiplos UAVs no contexto de aplicações de veículos aéreos autônomos de próxima geração.
Objetivos
Desenvolver um algoritmo de planejamento de trajetória para múltiplos UAVs no contexto de aplicações de veículos aéreos autônomos de próxima geração.
Resultados Esperados
Um controlador MPC capaz de planejar trajetórias para vários UAVs no contexto de aplicações de veículos aéreos autônomos de próxima geração.
Informações adicionais
Para aplicar, envie um email para marcos.maximo@gp.ita.br, Título: "FlyMov Scholarship" contendo: (i) súmula curricular FAPESP, de acordo com o modelo em https://fapesp.br/sumula; (ii) Carta de motivação com link para currículo Lattes atualizado, detalhes de contato (telefone e email) e motivações para se candidatar, até 2 páginas, fonte 12.
Você também deve aplicar simultaneamente (deadline 16/10/2023) para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e Computação, área de Informática (PG/EEC-I). Matrícula como aluno regular após aprovação é obrigatória para a bolsa. Para instruções, veja: http://www.ita.br/posgrad/procseletivo
A bolsa segue os valores da FAPESP: https://fapesp.br/valores/bolsasnopais.
Em caso de dúvidas, contacte o Prof. Maximo: mmaximo@ita.br ou WhatsApp +55 12 991657300.
Para candidatar-se
Para candidatar-se, favor enviar CV, preferencialmente formato Lattes, carta de motivação e uma carta de recomendação
marcos.maximo@gp.ita.br