Linha de pesquisa: MCEP - Controle de Máquinas para Propulsão Elétrica
Título: MCEP – PD1 – Conversores baseados em WBG: desafios e aplicações em aeronaves totalmente elétricas
Orientador: Prof. Dr. José Antenor Pomilio
Duração: 24 meses
Número de vagas: 1 vaga(s)
Data limite para inscrição: 31/08/2024
Formação esperada: Ph.D. em Engenharia Elétrica/Eletrônica, com ênfase em eletrônica de potência
Idiomas: Português e Inglês
Obrigatório processo de seleção / aprovação pelo ITA e inscrição no Programa de Pós-Graduação: Não
Expectativa de início das atividades: 01/01/2025
Escopo
O FLYMOV procura jovens pesquisadores motivados e bem qualificados para uma posição de pós-doutorado em Conversores: aplicações desafiadoras em todas as aeronaves elétricas.
As atividades serão desenvolvidas no Laboratório de Condicionamento de Energia da FEEC/UNICAMP. https://www.sdrupal.fee.unicamp.br/dse/antenor/lcee
Os principais temas de pesquisa correspondentes aos desafios científicos e tecnológicos para o desenvolvimento deste projeto de pós-doutorado estão listados abaixo.
As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente por e-mail até 31 de agosto de 2024. As candidaturas deverão ser direcionadas ao Prof. José Antenor Pomilio (antenor@unicamp.br), apontando como assunto “Solicitação de FLYMOV PD_2024_nome do candidato”.
Objetivos
Objetivo Geral: Garantir o cumprimento da operação de conversores de potência com dispositivos WBG em um ambiente de aeronaves elétricas. O objetivo é estudar os impactos dos dispositivos do GBM no poder conversores eletrônicos (PEC) utilizados como acionadores de motores de propulsão e para interligação de fontes de energia. Os estudos abrangerão aspectos relacionados a EMC, efeitos dv/dt e di/dt em cabos, motores e outros componentes, drivers de transistor, confiabilidade, etc. Experiência com modelagem de motores e inversores multinível é desejável.
Os desafios e objetivos específicos são:
1) Desenvolvimento de simulações e ferramentas de projeto
a) Desenvolvimento de ferramentas de simulação e cálculo para dimensionamento de PECs com dispositivos WBG.
b) Aplicação de ferramentas para projeto de PEC de propulsão e conversores para sistema de alimentação.
2) Desenvolvimento de procedimentos de testes para os PECs, com foco em aspectos relacionados aos dispositivos do GBM.
a) Os testes de EMC devem ser desenvolvidos de acordo com os padrões aeronáuticos, quando disponíveis.
b) Definição e aplicação de procedimentos para testes de sistemas de pequena escala com motor de propulsão e Barramento HVDC (1 a 2 kV).
c) Definição e aplicação de procedimentos para mitigar efeitos nocivos às cargas e ao sistema componentes relacionados ao comportamento dos dispositivos WBG. Sendo um projeto de longo prazo, é possível que, com o tempo, surjam outros temas de pesquisa.
Resultados Esperados
Após a conclusão do projeto de pesquisa, são esperados os seguintes resultados:
1. Fornecimento de ferramentas de projeto e dimensionamento para conversores de energia com dispositivos WBG para ERC-AMF, também aplicável a sistemas de tamanho normal.
2. Identificação de instalações para testes de EMC conforme normas específicas. Treinamento da equipe técnica.
3. Procedimentos para mitigar efeitos nocivos sobre cargas e componentes do sistema relacionados ao comportamento de Dispositivos WBG
4. Formação de recursos humanos altamente qualificados para atividades de investigação e desenvolvimento no domínio da eletrônica de potência aplicada à propulsão aeronáutica.
5. Disseminação de conhecimento relacionado a aeronaves eletrificadas, particularmente conversores de potência com o WBG dispositivos. Divulgação através de artigos científicos e outros meios de comunicação.
Seleção: A seleção será feita principalmente com base (1) no currículo dos candidatos e no carta de motivação; (2) publicações em periódicos e conferências de alta qualidade; (3) a documentação solicitada nos parágrafos anteriores; (4) se necessário, uma entrevista pessoal ou por videoconferência com os candidatos, onde serão verificadas suas habilidades nas questões, e outros aspectos poderão ser discutidos.
O candidato selecionado receberá uma bolsa de Pós-Doutorado FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais e um fundo de contingência para pesquisa, equivalente a 15% do valor anual da bolsa.
Informações adicionais
Para efeitos de candidatura, os candidatos deverão fornecer os seguintes documentos anexos (em pdf):
(i) Carta de Motivação enfatizando a experiência nas competências exigidas (até 3 páginas).
(ii) Duas cartas de referência de professores, orientadores, etc.
(iii) Curriculum Vitae com dados pessoais e artigos publicados que comprovem capacidade para conduzir o
projeto (até 5 páginas).
(iv) Doutorado. diploma ou certificado de aprovação.
(v) Evidência de fluência em inglês e habilidades básicas de comunicação em português.
Esta oportunidade está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade. O candidato poderá inscrever-se em uma das seguintes modalidades:
a) ser cidadão brasileiro.
b) Estrangeiros residentes no Brasil com visto temporário ou permanente e sem vínculo empregatício.
c) o candidato estrangeiro residente em país estrangeiro deverá apresentar comprovante de endereço residencial fora do país. É necessário adicionar este documento no momento da submissão da candidatura.
Para candidatar-se
Para candidatar-se, favor enviar CV, preferencialmente formato Lattes, carta de motivação e uma carta de recomendação
antenor@unicamp.br