Linha de pesquisa: APIE - Integração Aero-Propulsiva em Aeronaves Elétricas
Título: APIE-DR5 – Aeroelasticidade de configurações de asas acionadas por múltiplas hélices
Orientador: Mauricio V. Donadon
Co-Orientador: -
Duração: 48 meses
Número de vagas: 1 vaga(s)
Data limite para inscrição: 05/04/2024
Formação esperada: -
Idiomas: -
Obrigatório processo de seleção / aprovação pelo ITA e inscrição no Programa de Pós-Graduação: Sim
Expectativa de início das atividades: 04/03/2024


Escopo

Durante a fase de projeto, a eliminação de quaisquer instabilidades aeroelásticas deve ser assegurada ao longo de todo o envelope de voo. Aeronaves com asa longa e delgada têm o potencial de turbilhonamento da hélice, que é uma instabilidade aeroelástica dinâmica causada pela aerodinâmica da hélice que faz com que o movimento da fuselagem/pilone se torne instável. Essa instabilidade aeroelástica foi descoberta pela primeira vez em 1938 e evidências de acidentes fatais envolvendo tal fenômeno foram relatadas na literatura aberta, incluindo acidentes de dois aviões Lockheed L-188 C Electra II em 1959 . Após esses trágicos eventos, a importância do fenômeno whirl flutter em aplicações práticas foi reconhecida e tornou-se uma das principais preocupações dos fabricantes de aeronaves a hélice. Em particular, este tipo de flutter é ainda mais crítico e proeminente em aeronaves multi-hélice elétricas/híbridas e deve ser cuidadosamente examinado e levado em consideração durante a fase de projeto.


Objetivos

Esta proposta de pesquisa tem como foco uma investigação numérica e experimental sobre a influência da configuração das hélices na estabilidade aeroelástica de aeronaves de asa flexível. As metodologias e ferramentas que pretendemos desenvolver no âmbito desta proposta de pesquisa permitirão o projeto otimizado de hélices elétricas para a nova geração de aeronaves mais ecológicas da EMBRAER, combinando benefícios ambientais, alta eficiência e maior acesso à mobilidade aérea de forma holística , o que por sua vez aumentará a competitividade da empresa no cenário mundial. A abordagem de modelagem também incorporará cargas aerodinâmicas de sustentação vertical e empuxo de cruzeiro horizontal, a fim de levar em conta as instabilidades induzidas durante a fase de transição entre os modos de voo vertical e avançado em aeronaves com tiltrotors e configurações de multi-hélice contra-rotativas.


Resultados Esperados

Após a conclusão da presente proposta de pesquisa, os seguintes resultados são esperados:
- Metodologias de projeto robustas para a nova geração de aeronaves mais ecológicas da EMBRAER;
- Desenvolvimento de ferramentas de projeto precisas e eficientes para testes aeroelásticos virtuais de configurações de asa mono e multi-hélice;
- Publicação de artigos científicos, trabalhos técnicos e patentes de alto nível, contribuindo para o avanço desta linha de pesquisa no ITA e EMBRAER;
- Formação de recursos humanos na área em que o projeto se insere.


Informações adicionais

Observação: a bolsa terá o valor de referência FAPESP (https://fapesp.br/valores/bolsasnopais). Benefícios adicionais possíveis. O bolsista deve ter dedicação integral. O trabalho deve ser feito pessoalmente. Local: FLYMOV - ITA Innovation Center, Endereço: CCM, Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias, São José dos Campos - SP - CEP: 12228-900


Para candidatar-se

Para candidatar-se, favor enviar CV, preferencialmente formato Lattes, carta de motivação e uma carta de recomendação
donadon@ita.br