Linha de pesquisa: APIE - Integração Aero-Propulsiva em Aeronaves Elétricas
Título: APIE-DR4 – Análise da Estabilidade Aeroelástica de Asas Acionadas por Sistemas Eletro-Propulsivos com Hélices (Whirl Flutter Analysis)
Orientador: Prof. Mauricio Vicente Donadon
Duração: 48 meses
Número de vagas: 1 vaga(s)
Data limite para inscrição: 01/12/2023
Formação esperada: Mestrado em Engenharia Aeronáutica ou Mecânica
Idiomas: Portugues & Inglês
Obrigatório processo de seleção / aprovação pelo ITA e inscrição no Programa de Pós-Graduação: Sim
Expectativa de início das atividades: 01/02/2024


Escopo

Esta proposta de pesquisa tem como foco uma investigação numérica e experimental sobre a influência das configurações de hélices na estabilidade aeroelástica de aeronaves de asa flexível. As metodologias e ferramentas a serem desenvolvidas no âmbito desta proposta de pesquisa possibilitarão o projeto ótimo de asas acionadas por sistemas eletro-propulsivos com hélices para a nova geração de aeronaves “verdes” da EMBRAER, combinando benefícios ambientais, alta eficiência e maior acesso à mobilidade aérea de forma integral, o que, por sua vez, melhorará a competitividade da empresa no cenário mundial. A abordagem de modelagem também incorporará cargas aerodinâmicas de sustentação vertical e empuxo de cruzeiro horizontal, a fim de levar em conta as instabilidades induzidas durante a fase de transição entre os modos de voo vertical e para frente em aeronaves com configurações de multi-hélices de inclinação e contra-rotação.


Objetivos

Estudo numérico e experimental sobre a influência das configurações de hélices na estabilidade aeroelástica de aeronaves de asa flexível. As metodologias e ferramentas a serem desenvolvidas no âmbito desta proposta de pesquisa possibilitarão o projeto ótimo de asas acionadas por sistemas eletro-propulsivos com hélices para a nova geração de aeronaves “verdes” da EMBRAER, combinando benefícios ambientais, alta eficiência e maior acesso à mobilidade aérea de forma integral, o que, por sua vez, melhorará a competitividade da empresa no cenário mundial. A abordagem de modelagem também incorporará cargas aerodinâmicas de sustentação vertical e empuxo de cruzeiro horizontal, a fim de levar em conta as instabilidades induzidas durante a fase de transição entre os modos de voo vertical e para frente em aeronaves com configurações de multi-hélices de inclinação e contra-rotação.


Resultados Esperados

-Metodologias robustas de projeto para a nova geração de aeronaves verdes da EMBRAER;
-Desenvolvimento de ferramentas de projeto precisas e eficientes para ensaios aeroelásticos virtuais de
configurações de asas multi-hélices;
-Publicação de artigos científicos, trabalhos técnicos e patentes de alto nível, contribuindo para o avanço
desta linha de pesquisa no ITA e na EMBRAER;
-Formação de recursos humanos na área em que o projeto está inserido;
-Transferência dos resultados principais do projeto à Embraer.


Informações adicionais

É desejável que o candidato tenha conhecimentos prévios em programação no ambiente MATLAB e/ou Phyton.
Os interessados devem se inscrever no processo seletivo do programa de pós-graduação do ITA por meio do site http://www.ita.br/posgrad/procseletivo
No ato da inscrição o candidato deve apresentar um plano de trabalho definido em conjunto com o orientador.
A bolsa será concedida pela FAPESP cujo valor encontra-se disponível no site https://fapesp.br/valores/bolsasnopais


Para candidatar-se

Para candidatar-se, favor enviar CV, preferencialmente formato Lattes, carta de motivação e uma carta de recomendação
donadon@ita.br