Linha de pesquisa: ADAM - Projeto Avançado para Manufatura Aditiva Metálica
Título: ADAM-ME3 – Inspeção de testes não destrutivos para peças produzidas em L-PBF
Orientador: Prof. Anderson Borille
Co-Orientador: -
Duração: 24 meses
Número de vagas: 1 vaga(s)
Data limite para inscrição: 03/02/2024
Formação esperada: -
Idiomas: -
Obrigatório processo de seleção / aprovação pelo ITA e inscrição no Programa de Pós-Graduação: Sim
Expectativa de início das atividades: 04/03/2024


Escopo

Durante o processo de fusão de pós metálicos feito com L-PBF, é muito comum a presença de poros, falta de fusão e outros na peça final (LEUDERS, THÖNE, et al., 2013; TILLMANN, SCHAAK, et al. , 2017). Outra desvantagem do SLM é que o pó sofre gradientes de temperatura acentuados, que resultam em tensões internas (LEUDERS, THÖNE, et al., 2013). Essas anomalias, principalmente os poros, reduzem a resistência à fadiga da peça, o que faz com que ela possa falhar prematuramente sob cargas cíclicas (TILLMANN, SCHAAK, et al., 2017). Tais defeitos são muito difíceis de detectar usando métodos tradicionais de ensaios não destrutivos (NDT) porque estão localizados dentro das peças e sua geometria é geralmente muito pequena. O ultrassom e a corrente parasita, apresentam limitações para inspeção de peças complexas principalmente devido à alta curvatura das superfícies das peças, dificultando o acoplamento das sondas. O NDT por inspeção com penetrante fluorescente não pode detectá-lo porque o defeito não atinge a superfície e a tomografia de raios X não é capaz de detectar porque o volume do defeito é muito pequeno (BAMBERG, ZENZINGER e LADEWIG, 2016).


Objetivos

Desenvolvimento de metodologia para inspeção não destrutiva de peças produzidas em L-PBF considerando requisitos aeronáuticos. Novas técnicas como a tomografia computadorizada de raios-X - XCT devem ser usadas como uma técnica de inspeção pós-construção para examinar a parte impressa complexa para detectar o tamanho, volume e distribuição de defeitos internos, ajudando a estabelecer os critérios de defeitos admissíveis, bem como uma proposta de método de avaliação semiautomática.


Resultados Esperados

Uma metodologia para inspeção não destrutiva de peças produzidas em L-PBF considerando requisitos aeronáuticos, métodos, técnicas, equipamentos e procedimentos.


Informações adicionais

A bolsa ADAM-ME1 terá o valor de referência FAPESP (https://fapesp.br/valores/bolsasnopais), (para 40 horas) pelo período de 24 meses. O(a) bolsista deverá ter uma dedicação em tempo integral. O trabalho deve ser exercido presencialmente. Benefícios adicionais possíveis. Local: FLYMOV - Centro de Inovação ITA, Prédio E-024 Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias, São José dos Campos - SP - CEP: 12228-900.


Para candidatar-se

Para candidatar-se, favor enviar CV, preferencialmente formato Lattes, carta de motivação e uma carta de recomendação
borille@ccm-ita.org.br