Linha de pesquisa: DMAS - Métodos para Tomada de Decisão em Sistemas Autônomos
Título: DMAS-M5 – Linguagens e ferramentas de alto nível para projetar software e hardware heterogêneos aplicáveis a plataformas usadas na futura mobilidade aérea
Orientador: Denis Loubach
Co-Orientador: -
Duração: 24 meses
Número de vagas: 1 vaga(s)
Data limite para inscrição: 28/02/2025
Formação esperada: Engenharia de computação e afins
Idiomas: Inglês
Obrigatório processo de seleção / aprovação pelo ITA e inscrição no Programa de Pós-Graduação: Sim
Expectativa de início das atividades: 04/03/2024
Escopo
Note que software e hardware sempre precisaram trabalhar juntos, principalmente no que diz respeito a sistemas embarcados, e um de seus casos especiais: sistemas aerotransportados. Um dos conceitos básicos dos sistemas embarcados é hardware e software fortemente acoplados para atender a uma função específica. No entanto, o conceito moderno pode ser um pouco diferente no sentido de que os sistemas embarcados estão se tornando mais “de propósito geral” em relação à sua arquitetura de hardware e poder de computação. Como os aspectos heterogêneos do hardware estão cada vez mais presentes (mesmo dentro da comunidade de aviônicos), é difícil acompanhar o desenvolvimento dos sistemas considerando um conjunto de diferentes linguagens de programação e ferramentas dedicadas a cada fornecedor de hardware. Este é quase o mesmo problema enfrentado na época em que surgiram os microcontroladores e microprocessadores quando havia a necessidade de escrever programas em linguagem de programação Assembly, ou seja, altamente dependente da arquitetura do hardware.
Objetivos
O principal objetivo deste trabalho de pesquisa de mestrado é identificar e propor linguagens e ferramentas de alto nível para projetar software e hardware heterogêneos aplicáveis a plataformas usadas em mobilidade aérea futura.
Resultados Esperados
Como principal resultado deste trabalho de pesquisa de mestrado, espera-se ter uma linguagem de programação de alto nível e ferramentas de acompanhamento para a concepção de software e hardware heterogeneos aplicáveis a plataformas utilizadas na mobilidade aérea futura. Isso significa levar em consideração aspectos de segurança e incluir recursos como reconfiguração de tempo de execução de hardware para fornecer poder computacional de alto desempenho.
Informações adicionais
https://comp.ita.br/~dloubach
Observação: a bolsa terá o valor de referência FAPESP (https://fapesp.br/valores/bolsasnopais). Benefícios adicionais possíveis.
Para candidatar-se
Para candidatar-se, favor enviar CV, preferencialmente formato Lattes, carta de motivação e uma carta de recomendação
dloubach@ita.br