Linha de pesquisa: MCEP - Controle de Máquinas para Propulsão Elétrica
Título: MCEP – DR2 – Imunidade irradiada por aeronaves: simulações numéricas
Orientador: Prof. José Pissolato Filho
Co-Orientador: -
Duração: 36 meses
Número de vagas: 1 vaga(s)
Data limite para inscrição: 05/04/2024
Formação esperada: -
Idiomas: -
Obrigatório processo de seleção / aprovação pelo ITA e inscrição no Programa de Pós-Graduação: Sim
Expectativa de início das atividades: 04/03/2024
Escopo
A busca pela modernização e desenvolvimento dos sistemas de transporte e redução dos recursos naturais, leva as diversas áreas da engenharia a buscarem soluções elétricas para seus motores, exemplo disso é a crescente utilização de carros elétricos. Quando levado para o campo aeronáutico, o cenário atual vai além dos conceitos do movimento MEA - More Electric Aircraft. O MEA visa substituir sistemas mecânicos, pneumáticos e hidráulicos por equipamentos eletroeletrônicos. No entanto, não se refere à propulsão da aeronave. Existem diferenças significativas em termos de demanda de energia para propulsão e prestação de outros serviços em uma aeronave. O conceito All Electric Aircraft (AEA) considera que a propulsão também será elétrica.
Através de métodos numéricos, serão realizados estudos para identificar os possíveis efeitos de interferência eletromagnética e os efeitos Crosstalk que podem surgir entre cabos e conexões dentro da aeronave. Utilizando softwares para simulações de EMC, serão avaliadas as condições de condução elétrica em modelos de proporções reais e, assim, analisados seus pontos críticos e possíveis falhas.
Objetivos
O principal objetivo desta pesquisa é avaliar e mitigar os possíveis efeitos de crosstalk e EMI nos sistemas elétricos presentes no interior da aeronave, o que inclui a potência do motor
circuito e também o controle de sistemas. Isso será feito por meio de simulações de computador e comparações de resultados simulados. Os desafios e objetivos técnicos e científicos associados a este projeto de doutorado são listados a seguir:
a. Desenvolvimento de um modelo completo de elementos finitos seguindo o protótipo utilizado.
b. Simulações usando CST Microwave Studio para prever efeitos EMI.
c. Fornecer uma metodologia para fornecer um sistema de distribuição seguro em Alta Tensão.
d. Análise e dimensionamento de blindagens para proteção dos sistemas analisados.
Os três primeiros objetivos específicos serão alcançados por meio de revisão de literatura e cálculos eletromagnéticos simplificados. Os outros objetivos envolverão uma análise mais profunda.
Resultados Esperados
• Propor uma metodologia para estudar e analisar os efeitos da EMI em uma aeronave de propulsão elétrica.
• Reproduzir em software os mesmos efeitos observados na aeronave quando aplicados no ambiente.
• Validar a aplicação de um sistema de propulsão elétrica para uma aeronave.
• Formação de recursos humanos qualificados em projetos de simulação para aeronaves de propulsão elétrica.
• Disseminação do conhecimento por meio de artigos, dissertações, teses, relatórios e outros meios de comunicação.
Informações adicionais
Observação: terá o valor de referência FAPESP (https://fapesp.br/valores/bolsasnopais). Benefícios adicionais possíveis.
Para candidatar-se
Para candidatar-se, favor enviar CV, preferencialmente formato Lattes, carta de motivação e uma carta de recomendação
antenor@unicamp.br