Linha de pesquisa: DMAS - Métodos para Tomada de Decisão em Sistemas Autônomos
Título: DMAS-D5 – Alocação hierárquica de tarefas para automação centrada no ser humano
Orientador: Carlos Henrique Quartucci Forster
Co-Orientador: a definir
Duração: 48 meses
Número de vagas: 1 vaga(s)
Data limite para inscrição: 07/10/2024
Formação esperada: Mestrado
Idiomas: Português e Inglês
Obrigatório processo de seleção / aprovação pelo ITA e inscrição no Programa de Pós-Graduação: Sim
Expectativa de início das atividades: 04/03/2024
Escopo
O candidato desenvolverá pesquisa em nível de Doutoramento, desenvolvendo modelos e métodos de Inteligência Artificial para automação adaptativa e produzindo publicações a partir dos resultados.
Observação: a bolsa terá o valor de referência FAPESP (https://fapesp.br/valores/bolsasnopais). Benefícios adicionais possíveis.
Objetivos
O projeto consistirá em investigar modelos para representar a atividade de pilotos, como a Hierarchical Task Analysis (HTA) entre outros, identificando características importantes e necessárias para a construção de uma automação adaptativa e proposição de um modelo consolidado. Haverá a necessidade de quantificar algumas características subjetivas, como a carga de trabalho do piloto. Deverá ser construído um software para apoio à construção desses modelos, execução da captura de alguns modelos junto a operadores e pilotos e finalmente propor e avaliar um método de automação adaptativa. Esse método deve selecionar dinamicamente as atividades a serem realizadas pelo piloto ou pelo sistema autônomo, baseado nas condições operacionais e nas condições do piloto, o que inclui a carga de trabalho desse no instante específico da missão.
Resultados Esperados
O trabalho deverá produzir um método para modelar a atividade de pilotos ou operadores e um algoritmo inteligente de alocação dinâmica de tarefas utilizando esse modelo.
Deverá ser realizada uma validação tanto do modelo quanto do algoritmo usando os recursos do laboratório.
Informações adicionais
Os candidatos devem preferencialmente ter Mestrado em Ciência da Computação, Engenharias ou Matemática, as exigências específicas estão disponíveis em https://fapesp.br/bolsas/dr. Espera-se formação sólida em Programação, e Algoritmos de Inteligência Artificial, demonstrada pelo histórico escolar, participação em projetos e publicações em conferências e periódicos. É desejável, mas não mandatória, experiência nas áreas de Fatores Humanos e Representação de Conhecimento. É esperada a atuação em grupos de trabalho envolvendo outros membros do projeto, incluindo alunos de graduação e pós-graduação. Habilidades adequadas de comunicação oral e escrita em Português e Inglês serão consideradas no processo seletivo. A matrícula após aceitação, mediante processo seletivo, como aluno regular de pós-graduação no Programa de Engenharia Eletrônica e Computação do ITA, área Informática (PG/EEC-I), é condição imprescindível para a concessão da bolsa.
Para candidatar-se
Para candidatar-se, favor enviar CV, preferencialmente formato Lattes, carta de motivação e uma carta de recomendação
carlos.forster@gp.ita.br